Mundo

União Africana clama por transformação do sistema financeiro global para activar o potencial do continente

Mahmoud Ali Youssouf, presidente da UA, defende reformas financeiras urgentes para alinhar investimentos com as prioridades de desenvolvimento de África.

01/07/2025 16:00
União Africana clama por transformação do sistema financeiro global para activar o potencial do continente

O presidente da União Africana (UA), Mahmoud Ali Youssouf, fez um apelo forte por reformas significativas no sistema financeiro global, com o intuito de desbloquear todo o potencial do continente africano. Durante a sua intervenção na IV Conferência Internacional sobre Financiamento do Desenvolvimento (FfD4), realizada em Sevilha, Youssouf destacou a importância de alinhar o capital disponível com as prioridades de desenvolvimento da África.

"É fundamental que construamos uma nova arquitectura financeira do século XXI que beneficie todos os cidadãos", afirmou Youssouf. Ele sublinhou que o sector privado e as finanças não devem ser apenas considerados como complementares, mas sim como motores essenciais para o crescimento inclusivo, criação de empregos e uma transição eficaz para a economia verde.

O líder da UA também mencionou a criação da Área de Livre Comércio Continental Africana (AfCFTA), que tem como objectivo estabelecer o maior mercado único de produtos e serviços do mundo. Esta iniciativa representa uma "transformação radical" para o continente, que necessita de um impulso adicional no investimento estrangeiro direto.

Youssouf concluiu a sua intervenção destacando a riqueza de recursos e a juventude da população africana, frisando que o continente está pronto para avançar. A IV Conferência Internacional sobre Financiamento do Desenvolvimento, que começou esta segunda-feira e se prolonga até quinta-feira, tem lugar em um contexto onde as organizações internacionais procuram novas maneiras de optimizar a arrecadação de receitas, apesar dos cortes anunciados em ajuda ao desenvolvimento por algumas das economias mais robustas do mundo.

#ReformasFinanceiras #PotencialAfricano #DesenvolvimentoSustentável