Último dia para a regularização do IMI: saiba como proceder
Hoje é o último dia para liquidar o IMI, seja em única prestação para valores abaixo de 100 euros ou na primeira prestação para montantes superiores, devido a prazos alargados.

Hoje é o dia final para os proprietários de imóveis regularizarem o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Os contribuintes devem liquidar o imposto em única prestação se o valor for inferior a 100 euros, ou na primeira prestação se for superior a esse montante.
Embora o prazo habitual termine a 31 de maio, foi necessário um alargamento devido a dificuldades técnicas relacionadas com um apagão. O IMI é tipicamente pago numa única vez em maio para montantes inferiores a 100 euros, enquanto que, se oscilar entre os 100 e 500 euros, é repartido em duas prestações, efetuadas em maio e novembro. Para valores superiores a 500 euros, o pagamento é dividido em três partes, a serem pagas em maio, agosto e novembro.
Vale ressaltar que, há vários anos, os proprietários têm a opção de efetuar o pagamento total do imposto na liquidação de maio, caso assim o desejem. Em 2023, os dados revelam que 556.011 contribuintes optaram por fazer o pagamento antecipado do IMI.