País

ULS São José celebra marco com 200 cirurgias torácicas robóticas realizadas

há 4 horas

Desde 2022, a ULS São José tem implementado com sucesso um programa de Cirurgia Robótica Torácica, realizando 200 intervenções inovadoras em doentes de várias idades.

ULS São José celebra marco com 200 cirurgias torácicas robóticas realizadas

A equipa de Cirurgia Torácica do Hospital Santa Marta, em Lisboa, alcançou um importante marco ao realizar a 200.ª cirurgia assistida por robótica a 8 de maio. Este programa começou em março de 2022 e é a primeira iniciativa deste tipo a ser implementada no Serviço Nacional de Saúde.

As intervenções, que abrangem doentes com idades compreendidas entre os 19 e os 88 anos, incluem procedimentos variados, como lobectomias e segmentectomias para tratamento do cancro do pulmão, excisão de lesões malignas e benignas do mediastino, e correção de hérnias diafragmáticas.

A cirurgia é realizada no Bloco Operatório do Hospital Curry Cabral, onde se encontram os avançados robôs Da Vinci, utilizados pela equipa, que conta com quatro especialistas certificados como cirurgiões de consola e três internos como cirurgiões assistentes. A equipa é apoiada por enfermeiros e técnicos de saúde com vasta experiência na área da cirurgia robótica.

A ULS São José destaca que a Cirurgia Robótica Torácica (RATS) proporciona uma abordagem segura e precisa, resultando em menos dor pós-operatória e tempo de internamento reduzido. "A evolução da tecnologia possibilita intervenções cada vez menos invasivas, essenciais para o diagnóstico e tratamento de várias patologias torácicas", acrescenta a instituição.

A experiência acumulada permitirá à equipa aumentar a complexidade e o volume de casos tratados, especialmente na área da oncologia torácica, atendendo assim às crescentes necessidades dos pacientes.

Tags:
#CirurgiaRobótica #InovaçãoNaSaúde #OncologiaTorácica