Desde 2022, a ULS São José tem implementado com sucesso um programa de Cirurgia Robótica Torácica, realizando 200 intervenções inovadoras em doentes de várias idades.
A equipa de Cirurgia Torácica do Hospital Santa Marta, em Lisboa, alcançou um importante marco ao realizar a 200.ª cirurgia assistida por robótica a 8 de maio. Este programa começou em março de 2022 e é a primeira iniciativa deste tipo a ser implementada no Serviço Nacional de Saúde.
As intervenções, que abrangem doentes com idades compreendidas entre os 19 e os 88 anos, incluem procedimentos variados, como lobectomias e segmentectomias para tratamento do cancro do pulmão, excisão de lesões malignas e benignas do mediastino, e correção de hérnias diafragmáticas.
A cirurgia é realizada no Bloco Operatório do Hospital Curry Cabral, onde se encontram os avançados robôs Da Vinci, utilizados pela equipa, que conta com quatro especialistas certificados como cirurgiões de consola e três internos como cirurgiões assistentes. A equipa é apoiada por enfermeiros e técnicos de saúde com vasta experiência na área da cirurgia robótica.
A ULS São José destaca que a Cirurgia Robótica Torácica (RATS) proporciona uma abordagem segura e precisa, resultando em menos dor pós-operatória e tempo de internamento reduzido. "A evolução da tecnologia possibilita intervenções cada vez menos invasivas, essenciais para o diagnóstico e tratamento de várias patologias torácicas", acrescenta a instituição.
A experiência acumulada permitirá à equipa aumentar a complexidade e o volume de casos tratados, especialmente na área da oncologia torácica, atendendo assim às crescentes necessidades dos pacientes.