Economia

UE reforça segurança energética após apagão histórico

há 16 horas

A Comissão Europeia revelará em 2026 um novo plano para melhorar a segurança das redes elétricas, numa resposta às falhas recentes que afetaram vários países, anunciou o comissário para a Energia.

UE reforça segurança energética após apagão histórico

A Comissão Europeia está a preparar uma proposta de legislação que será apresentada no início de 2026, com o objetivo de rever a segurança das redes elétricas na União Europeia (UE). Esta informação foi partilhada hoje pelo comissário europeu para a Energia, Dan Jørgensen. Ele sublinhou a necessidade de analisar o papel da flexibilidade energética, incluindo o armazenamento, e revisar as cadeias de abastecimento para garantir uma maior resiliência.

Durante um debate no Parlamento Europeu, realizado em Estrasburgo, Jørgensen destacou que o executivo europeu irá também identificar as fragilidades das infraestruturas críticas em relação a "ameaças físicas e cibernéticas".

O comissário apelou à urgência de retirar lições do recente apagão que deixou Portugal continental, Espanha e Andorra sem eletricidade no dia 28 de abril, observando que "não devemos esperar para aprender sobre as implicações que isso tem para a Europa".

“Melhorar a segurança energética está entre as nossas prioridades e está alinhado com o nosso compromisso de reduzir a dependência da energia russa”, acrescentou.

O apagão, que afetou também uma parte da França, resultou no fecho de aeroportos, congestionamento no transporte público e na falta de combustíveis, destacando a vulnerabilidade das infraestruturas elétricas. Para investigar o incidente, a Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade criou um comité para averiguar as causas do que foi classificado como um evento “excecional e grave”.

Tags:
#SegurançaEnergética #UE #ApagãoHistórico