Trump revela envio de sistemas Patriot à Ucrânia em meio a tensões com a Rússia
O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou o envio dos sistemas de defesa antiaérea Patriot para a Ucrânia, intensificando as relações com a NATO e a pressão sobre Moscovo.

Num anúncio feito no domingo, o Presidente norte-americano, Donald Trump, revelou que os EUA irão fornecer sistemas de defesa antiaérea Patriot à Ucrânia, numa altura em que as relações com a Rússia se deterioram. “Vamos enviar-lhes Patriots, que precisam desesperadamente”, afirmou Trump, duas semanas após a suspensão de algumas entregas de armas a Kyiv.
Embora ainda não tenha definido a quantidade exata de sistemas a ser enviada, Trump assegurou que a Ucrânia receberá as unidades necessárias para sua proteção. "Faz parte de um acordo com a NATO, que irá financiar as entregas de material militar", acrescentou o Presidente.
Os sistemas Patriot são reconhecidos como uma das principais defesas antibalísticas do exército dos EUA, projetados para interceptar ataques aéreos e de mísseis. “Vamos enviar vários equipamentos militares muito sofisticados e eles pagar-nos-ão 100%”, garantiu Trump à imprensa.
Adicionalmente, Trump indicou que um novo anúncio sobre a Rússia será feito em breve, depois de ter manifestado a sua insatisfação com o Presidente russo, Vladimir Putin, pela recusa em aceitar uma trégua na Ucrânia. “Putin surpreendeu muitas pessoas. Fala bem e depois bombardeia toda a gente”, disse Trump, referindo-se à necessidade de se abordar a situação mais assertivamente.
O senador republicano, Lindsay Graham, aliado próximo de Trump, mencionou que isso poderia incluir um pacote de sanções contra Moscovo, destacando a crescente pressão sobre o Kremlin.