O líder dos EUA, Donald Trump, foi recebido pelo príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, dando início a uma viagem de quatro dias pelo Golfo, em busca de novos acordos.
Donald Trump chegou hoje à Arábia Saudita, marcando o início de uma importante viagem de quatro dias pelo Médio Oriente. Esta primeira paragem tem como objetivo estabelecer novos contratos que potencialmente beneficiarão os Estados Unidos, apesar dos desafios diplomáticos na região, como a contínua guerra em Gaza e a grave situação no Iémen.
O avião presidencial americano, protegido durante a aterragem por várias aeronaves de combate sauditas, desceu em Riade pouco antes das 09h50, hora local (07h50 em Lisboa).
Após a Arábia Saudita, o Presidente Trump seguirá para o Qatar e os Emirados Árabes Unidos, onde se espera que sejam revelados contratos comerciais significativos nas áreas da defesa, aviação, energia e inteligência artificial.
Curiosamente, esta não é a primeira vez que o dirigente norte-americano visita Riade. Oito anos atrás, durante o seu primeiro mandato, Trump fez a sua estreia em viagens internacionais na mesma cidade.