Mundo

Trump anuncia acordo de cessar-fogo de 60 dias entre Israel e Hamas

O presidente dos EUA, Donald Trump, informou que Israel aceitou condições para um cessar-fogo na Faixa de Gaza, durante o qual esforços de paz terão lugar com o apoio do Qatar e Egito.

02/07/2025 08:40
Trump anuncia acordo de cessar-fogo de 60 dias entre Israel e Hamas

Na terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou que Israel "concordou com as condições necessárias para finalizar o cessar-fogo de 60 dias" na Faixa de Gaza. Este anúncio ocorre num contexto de crescente preocupação humanitária.

Trump partilhou a novidade através da sua rede social, Truth Social, após uma reunião que descreveu como "longa e produtiva" com representantes israelitas. Durante o cessar-fogo, o presidente norte-americano enfatizou que irá colaborar com todas as partes envolvidas para pôr fim ao conflito.

O Fundo Humanitário de Gaza, uma iniciativa apoiada por Washington e aceita por Telavive, foi elogiado por Trump como um "bom sistema". Em contraponto, o secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou críticas, afirmando que este sistema está "a matar" e funcionando fora do âmbito da organização.

Trump também fez um alerta à liderança do Hamas: "Espero, para o bem do Médio Oriente, que aceitem este acordo, pois a situação só terá tendência a piorar". O presidente afirmou estar determinado a liderar um esforço eficaz para terminar a guerra, que já levou a uma devastação significativa em Gaza e um elevado número de mortos nos dois lados.

A guerra, que teve início a 7 de outubro com um ataque do Hamas, resultou na morte de 1.219 israelitas, em sua maioria civis, enquanto as operações de retaliação israelitas contabilizam mais de 56.000 palestinianos mortos, segundo dados do Ministério da Saúde do Hamas, reconhecidos pela ONU.

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, referiu que Trump e a sua equipa mantêm uma comunicação contínua com a liderança israelita, sublinhando que a prioridade da Casa Branca é a conclusão do conflito em Gaza. "É desolador ver as imagens vindas de Israel e Gaza, e o presidente quer ver tudo isto terminado", disse ela.

#PazNoMédioOriente #CessarFogoJá #HumanidadeUnida