Três surfistas portuguesas avançam para os oitavos de final no Ballito Pro
As atletas portuguesas Teresa Bonvalot, Yolanda Hopkins e Francisca Veselko garantiram passagem para os oitavos de final da competição de surf na África do Sul, em mais uma grande exibição.

No Ballito Pro, que decorre na África do Sul, as surfistas portuguesas mostraram determinação e talento, avançando todas para os oitavos de final. Teresa Bonvalot, conhecida como 'Teresinha', foi a primeira a entrar em ação na terceira bateria da segunda ronda, onde se destacou com um total de 10,27 pontos (considerando as duas melhores ondas de 5,77 e 4,50). Ela terminou em segundo lugar, atrás da australiana Sierra Kerr, que obteve 11,17 pontos, e à frente da japonesa Nanaho Tsuzuki com 10,03, assim como da australiana India Robinson que ficou com 9,17.
No quinto 'heat', Yolanda Hopkins mostrou garra e garantiu a vitória com 11,13 pontos (ondas de 5,83 e 5,30), superando a israelita Anat Leilor, que também avançou com 10,60 pontos, enquanto a norte-americana Eden Walla e a havaiana Keala Tomoda-Bannert ficaram com 7,27 e 7,07, respetivamente.
Por sua vez, a jovem Francisca Veselko, que lidera o ranking das Challenger Series após conquistar a primeira prova na Austrália, disputou a oitava bateria da segunda ronda, assegurando a sua passagem com um total de 10,70 pontos (5,60 e 5,10). Ela terminou em segundo lugar.
Na próxima fase, Teresa Bonvalot vai competir contra a basca Nadia Erostarbe, Yolanda Hopkins defrontará a havaiana Eweleiula Wong, e Francisca Veselko medirá forças com a peruana Sol Aguirre nas quarta, quinta e sétima baterias, respetivamente.
Hoje, a competição masculina ficou suspensa, mas Frederico Morais já garantiu a sua passagem para a terceira ronda, enfrentando Eli Hanneman (Havai), Luke Thompson (África do Sul) e Jackson Baker (Austrália) na primeira bateria dos 32 avos.
O circuito Challenger Series, que oferece vagas para o Championship Tour (CT) de 2026, continua na África do Sul até 6 de julho. O Ballito Pro é a segunda de sete etapas desta temporada, com um evento marcado na Ericeira entre 29 de setembro e 5 de outubro. Estão em disputa 10 lugares masculinos e sete femininos, com destaque para o alargamento do circuito feminino de 16 para 24 surfistas.