Desporto

Três surfistas portuguesas avançam para os oitavos de final no Ballito Pro

As atletas portuguesas Teresa Bonvalot, Yolanda Hopkins e Francisca Veselko garantiram passagem para os oitavos de final da competição de surf na África do Sul, em mais uma grande exibição.

02/07/2025 17:35
Três surfistas portuguesas avançam para os oitavos de final no Ballito Pro

No Ballito Pro, que decorre na África do Sul, as surfistas portuguesas mostraram determinação e talento, avançando todas para os oitavos de final. Teresa Bonvalot, conhecida como 'Teresinha', foi a primeira a entrar em ação na terceira bateria da segunda ronda, onde se destacou com um total de 10,27 pontos (considerando as duas melhores ondas de 5,77 e 4,50). Ela terminou em segundo lugar, atrás da australiana Sierra Kerr, que obteve 11,17 pontos, e à frente da japonesa Nanaho Tsuzuki com 10,03, assim como da australiana India Robinson que ficou com 9,17.

No quinto 'heat', Yolanda Hopkins mostrou garra e garantiu a vitória com 11,13 pontos (ondas de 5,83 e 5,30), superando a israelita Anat Leilor, que também avançou com 10,60 pontos, enquanto a norte-americana Eden Walla e a havaiana Keala Tomoda-Bannert ficaram com 7,27 e 7,07, respetivamente.

Por sua vez, a jovem Francisca Veselko, que lidera o ranking das Challenger Series após conquistar a primeira prova na Austrália, disputou a oitava bateria da segunda ronda, assegurando a sua passagem com um total de 10,70 pontos (5,60 e 5,10). Ela terminou em segundo lugar.

Na próxima fase, Teresa Bonvalot vai competir contra a basca Nadia Erostarbe, Yolanda Hopkins defrontará a havaiana Eweleiula Wong, e Francisca Veselko medirá forças com a peruana Sol Aguirre nas quarta, quinta e sétima baterias, respetivamente.

Hoje, a competição masculina ficou suspensa, mas Frederico Morais já garantiu a sua passagem para a terceira ronda, enfrentando Eli Hanneman (Havai), Luke Thompson (África do Sul) e Jackson Baker (Austrália) na primeira bateria dos 32 avos.

O circuito Challenger Series, que oferece vagas para o Championship Tour (CT) de 2026, continua na África do Sul até 6 de julho. O Ballito Pro é a segunda de sete etapas desta temporada, com um evento marcado na Ericeira entre 29 de setembro e 5 de outubro. Estão em disputa 10 lugares masculinos e sete femininos, com destaque para o alargamento do circuito feminino de 16 para 24 surfistas.

#SurfPortugal #BallitoPro #DesportoFeminino