País

Trânsito interrompido na EN2 entre Aljustrel e Castro Verde devido a incêndio florestal

A EN2 está cortada ao trânsito entre Aljustrel e Castro Verde, no distrito de Beja, por causa de um incêndio que continua a ser combatido por quase 200 bombeiros, informou a GNR.

30/06/2025 17:55
Trânsito interrompido na EN2 entre Aljustrel e Castro Verde devido a incêndio florestal

A Estrada Nacional 2 (EN2), que liga Aljustrel a Castro Verde, encontra-se actualmente encerrada ao tráfego nos dois sentidos devido a um incêndio florestal que aflora naquela região. Segundo comunicados do Comando Territorial de Beja da GNR, a situação foi reportada às 17h15, com um efetivo próximo de 200 operacionais mobilizados para o combate ao fogo.

A GNR também esclareceu que existem alternativas de circulação disponíveis e que os seus agentes estão a regular o trânsito na área afetada.

A Câmara Municipal de Castro Verde, por sua vez, utilizou a sua página oficial no Facebook para informar a população sobre a interdição da EN2, fazendo um apelo para que os cidadãos mantenham a calma e se distanciem da zona do incêndio. "É fundamental que todos se afastem para facilitar a atuação dos operacionais que estão no terreno", sublinhou a autarquia.

Conforme a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o combate às chamas envolve 193 operacionais, 62 veículos e cinco meios aéreos, com a primeira alerta dada às 13h09, na área florestal do Monte do Cerro, próximo de Messejana, em Aljustrel.

Por volta das 15h30, fontes do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo confirmaram que o incêndio se iniciou numa área de floresta densa, porém não era possível determinar quantas frentes estavam ativas nem o risco para habitações nas proximidades.

A Lusa tentou contactar o presidente da Câmara de Aljustrel para mais informações, mas até às 17h20 ainda não havia retorno.

#IncêndioAlentejo #TrânsitoCortado #ProteçãoCivil