Mundo

Trágicas inundações em Kivu do Sul causam mais de 100 mortos

há 3 horas

A OIM denunciou a perda de mais de 100 vidas em Kivu do Sul, na RDCongo, devido a chuvas torrenciais, exacerbando a crise humanitária na região.

Trágicas inundações em Kivu do Sul causam mais de 100 mortos

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) manifestou hoje a sua profunda tristeza pela morte de mais de 100 pessoas no estado de Kivu do Sul, na República Democrática do Congo (RDCongo), resultante de intensas chuvas e inundações.

No seu comunicado, a OIM destacou que "o impacto alarmante das chuvas violentas e das inundações” teve como consequência a morte de várias vítimas, incluindo "mulheres, crianças e idosos". Além disso, centenas de pessoas foram forçadas a abandonar as suas residências.

A OIM sublinhou ainda que estes fenómenos naturais estão a intensificar "o sofrimento das comunidades já afetadas por meses de confrontos entre as Forças Armadas Congolesas e o Movimento 23 de Março (M23)", uma situação que se agrava no leste do país.

A organização fez ainda um apelo às autoridades e à comunidade internacional, expressando condolências às famílias em luto devido ao conflito e às inundações.

A OIM informou que, desde janeiro, aproximadamente 1,2 milhões de pessoas foram deslocadas nas regiões de Kivu Norte e Kivu Sul.

"Centenas de milhares de indivíduos vulneráveis no leste da RDCongo carecem de serviços básicos, como abrigo, cuidados de saúde, água potável e apoio à proteção", advertiu a OIM.

O leste da RDCongo, que faz fronteira com Angola, tem estado em constante conflito desde 1998, intensificado por milícias rebeldes, apesar da presença da missão de manutenção da paz da ONU (Monusco).

Tags:
#TragédiaKivu #InundaçõesRDCongo #CriseHumanitária