País

Tragédia nas Praias: Duas Mortes e Mais de 200 Salvamentos na Época Balnear

Desde o início da época balnear, Portugal já registou duas mortes trágicas e 208 salvamentos em praias, destacando a importância da vigilância nas zonas balneares.

03/07/2025 17:15
Tragédia nas Praias: Duas Mortes e Mais de 200 Salvamentos na Época Balnear

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) divulgou um balanço preocupante referente aos dois primeiros meses da época balnear, entre 1 de maio e 30 de junho. Neste período, foram reportadas duas mortes, 208 salvamentos e 643 ações de primeiros socorros nas praias do país.

As tragédias ocorreram na Praia de Pedrógão, em Leiria, onde duas crianças, de 10 e 15 anos, perderam a vida por afogamento no dia 25 de maio. Importa frisar que, na data do incidente, a praia não estava sob vigilância, sendo que a sua monitorização se inicia apenas a 7 de junho e se estende até 14 de setembro.

As vítimas estavam na companhia da família e foram declaradas desaparecidas após entrarem em água na área não vigiada. Este triste acontecimento ressalta a necessidade de precauções adicionais e da vigilância permanente nas nossas praias.

A época balnear tem início oficial a 1 de junho, mas as câmaras municipais têm a liberdade de iniciar a época antes ou depois dessa data.

#PraiasSeguras #TragédiaNasÁguas #SalvamentoUrgente