A partir de 22 de abril, os utilizadores poderão aceder a conteúdos verificados sobre o processo eleitoral e eleições de 2025, num espaço criado para combater a desinformação.
O TikTok Portugal anunciou a implementação de um Centro Eleitoral, disponível na aplicação a partir de 22 de abril, para facilitar o acesso a informações credíveis sobre o processo de votação e as eleições legislativas de 2025.
A iniciativa surge com o intuito de preservar a integridade do processo eleitoral, assegurando a disponibilização de dados provenientes de fontes fidedignas, e combater a propagação de desinformação e tentativas de ludibriar os utilizadores.
De forma a potenciar a visibilidade deste serviço, o TikTok vai promover os conteúdos relevantes nas eleições, funcionando como uma porta de entrada para o Centro Eleitoral. Além disso, a plataforma distinguíu contas de meios de comunicação do Estado com selos de "verificado" e exige que os criadores de conteúdos indiquem a informação gerada por inteligência artificial (IA).
A empresa trabalha em colaboração com mais de 20 organizações de verificação de factos, incluindo 14 na Europa. Em Portugal, o Polígrafo é parceiro na criação de vídeos educativos destinados a alertar para os perigos da desinformação.
Numa entrevista recente em Lisboa, a especialista em políticas públicas para a integridade eleitoral na Europa, Francesca Scapolo, referiu que o TikTok tem uma postura de "tolerância zero" face à desinformação. Atualmente, 160 moderadores de conteúdo acompanham os 3,9 milhões de utilizadores ativos mensais, sendo que o recurso a modelos aperfeiçoados de IA deverá reduzir a necessidade de intervenção humana na deteção de conteúdos falsos.