Economia

Técnicos de reinserção social descontentes com proposta de aumento salarial do Governo

Técnicos de reinserção social expressam desagrado após reunião com o Governo, que sugeriu um aumento de apenas 28 euros, segundo o sindicato.

há 6 horas
Técnicos de reinserção social descontentes com proposta de aumento salarial do Governo

Na sequência da reunião realizada hoje entre o Governo e sindicatos, os técnicos de reinserção social manifestaram a sua insatisfação com a proposta salarial apresentada. O aumento de apenas 28 euros, considerado insuficiente, foi apontado pelo presidente do Sindicato dos Técnicos da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (SinDGRSP), Miguel Gonçalves.

Durante o encontro no ministério da Justiça, que contou com a presença da ministra Rita Alarcão Júdice, foram discutidas as questões relacionadas com a revisão das carreiras profissionais. Miguel Gonçalves salientou que a proposta apresentada está "aquém das expectativas" e não reflete o tempo em que os técnicos estiveram sem progressão salarial.

“Estamos há mais de duas décadas à espera de melhorias”, afirmou Gonçalves, ressalvando que o montante proposto “não condiz com uma carreira que é, acima de tudo, especializada e prática”.

O SinDGRSP tenciona reunir-se com os seus membros para elaborar uma contraproposta a ser discutida na próxima reunião prevista para 23 de julho. Neste momento, Portugal conta com cerca de mil técnicos de reinserção social, encarregues de funções essenciais como a assessoria técnica aos tribunais, o acompanhamento de jovens delinquentes nos centros educativos, a supervisão de medidas e penas na comunidade, bem como o trabalho em vigilância eletrónica e na elaboração de planos de intervenção para reclusos.

#JustiçaParaTodos #ValorizarCarreiras #DireitosSociais