Desporto

Suíça faz história ao empatar com Finlândia e avança para os quartos-de-final do Europeu feminino

A Suíça assegurou um empate no último minuto com a Finlândia (1-1) e, assim, avança para os quartos-de-final do Europeu feminino, onde se junta à Noruega, que superou a Islândia (4-3).

há 4 horas
Suíça faz história ao empatar com Finlândia e avança para os quartos-de-final do Europeu feminino

No estádio de Genebra, a seleção suíça entrou em campo determinada, precisando apenas de um ponto para garantir a sua passagem à fase seguinte. A equipa mostrou-se mais ofensiva, mas só conseguiu marcar na agonizante ocasião dos 90+2 minutos, através da interveniente Riola Xhemaili, que saiu do banco para fazer o golo decisivo. Este golo surgiu como resposta ao penálti transformado por Natalia Kuikka, que colocou a Finlândia em vantagem aos 79 minutos.

Com este empate, a Suíça e a Finlândia encerraram a fase de grupos com quatro pontos. Contudo, as helvéticas ficaram em segundo lugar devido à melhor média de golos, o que lhes permite a estreia nos quartos-de-final da principal competição europeia, na sua terceira participação.

O grupo foi dominado pela Noruega, campeã em 1987 e 1993, que garantiu uma vitória expressiva sobre a Islândia, terminando a fase de grupos com um registo perfeito de nove pontos em três jogos, algo inédito desde a implementação desta fase em 1997.

Em Thun, as norueguesas brilharam com os golos de Signe Gaupset (15 e 26 minutos) e Frida Maanum (49 e 76 minutos), enquanto a Islândia, já eliminada, reduziu a diferença por intermédio de Sveindís Jónsdóttir, Hlín Eiríksdóttir e Glódís Viggósdóttir, de penálti.

Marit Lund, defesa esquerda do Benfica, foi inicialmente titular, mas acabou expulsa por acumulação de amarelos já em tempo de compensação, o que significa que estará ausente nos próximos jogos.

Nos quartos-de-final, a Noruega irá defrontar o segundo classificado do Grupo B, que será decidido na próxima sexta-feira, entre a Itália e Portugal. A Noruega jogará em Genebra no dia 16 de julho, enquanto a Suíça enfrentará o vencedor do Grupo B em Berna.

A 14.ª edição do Europeu feminino, que teve início a 2 de julho, prolonga-se até 27 de julho, com a final agendada para o Estádio St. Jakob Park, em Basileia. Portugal também participa pela terceira vez, após saídas precoces em 2017 e 2022.

#FutebolFeminino #SuíçaHistórica #Euro2023