Sorteio do Mundial 2026 marcado para dezembro em Washington
O sorteio da fase final do Mundial de Futebol 2026, a realizar-se no Kennedy Center, em Washington, está agendado para 5 de dezembro, conforme anunciou Donald Trump.

O sorteio que definirá os grupos da fase final do Mundial de Futebol de 2026, coorganizado pelos Estados Unidos, México e Canadá, ocorrerá no dia 5 de dezembro no prestigiado Kennedy Center em Washington. Esta informação foi divulgada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, que expressou a sua honra por acolher este evento de grande importância mundial.
“É uma tremenda honra trazer este evento global e estes atletas incríveis, os maiores do mundo, para o centro cultural da capital do nosso país”, afirmou Trump durante uma cerimónia na Sala Oval da Casa Branca, onde recebeu o troféu do campeonato mundial das mãos do presidente da FIFA, Gianni Infantino.
Esta será a 23.ª edição do Mundial, que decorrerá entre 11 de junho e 19 de julho de 2026. Pela primeira vez, o torneio contará com 48 seleções participantes, numa organização tripartida que inclui os Estados Unidos, México e Canadá, todos automaticamente qualificados como nações anfitriãs.
Nos Estados Unidos, foram selecionadas 11 cidades-sede: Atlanta, Boston, Dallas, Filadélfia, Houston, Kansas City, Los Angeles, Miami, Nova Iorque, São Francisco e Seattle. O México contará com três cidades (Cidade do México, Guadalajara e Monterrey) e o Canadá com duas (Toronto e Vancouver), num total de 104 partidas a decorrer, um aumento significativo face às 64 que se disputaram entre as edições de 1998 e 2022.
Até à data do sorteio, 42 das 48 seleções já estarão apuradas, enquanto os últimos seis lugares serão determinados em março de 2026, através de play-offs – quatro na Europa e dois intercontinentais. Entre os países já qualificados estão a Argentina, a atual campeã, o Brasil, recordista em títulos, e ainda seleções como Austrália, Coreia do Sul e Japão.
Portugal, integrado no Grupo F da fase de qualificação europeia, enfrentará a Hungria, a República da Irlanda e a Arménia entre setembro a novembro, na esperança de garantir a sua nona participação na fase final da maior competição mundial de seleções.