País

"Soberania e Estratégia Marítima: O Apelo de Marcelo Rebelo de Sousa"

O Presidente da República enfatizou hoje a necessidade de uma estratégia clara para o mar e a importância da soberania nacional, destacando os Açores como região chave para o futuro do país.

01/08/2025 21:00
"Soberania e Estratégia Marítima: O Apelo de Marcelo Rebelo de Sousa"

No seu discurso de 40 minutos na Escola do Mar dos Açores, na Ilha do Faial, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, abordou temas cruciais para a nação, começando pela importância da soberania nacional. O chefe de Estado afirmou que "uma sociedade que não consegue afirmar a sua soberania é uma sociedade que vive sob tensões internas" e que isso pode gerar fragilidades.

Marcelo sustentou que "os estados que se evidenciam como falidos ou mais frágeis são aqueles que não conseguem estabelecer a sua soberania". O Presidente fez também referência à vasta zona marítima sob jurisdição portuguesa, realçando que os cidadãos muitas vezes não compreendem a sua grandeza e a necessidade de continuar a "lutar pelo alargamento da plataforma continental".

O Presidente criticou a falta de uma estratégia sólida para o mar que seja consistente ao longo do tempo, mencionando que atualmente existe uma visão de especialistas, mas não uma abordagem contínua que se mantenha de Governo para Governo. "Temos que estabilizar esta questão e definir claramente quem é o responsável pelas políticas do mar", apelou.

Marcelo sublinhou que, apesar da atenção estar frequentemente focada nas questões terrestres, a prioridade nacional deve ser o mar, dada a localização geográfica de Portugal, que o torna uma ponte entre oceanos e continentes. Afirmou ainda que os Açores possuem uma "importância geopolítica estratégica fundamental", tanto para Portugal como para a Europa e os Estados Unidos.

O Presidente da República também destacou a necessidade de um investimento mais significativo em novas indústrias, como inovação tecnológica e cibersegurança, sugerindo que isso requer "uma grande coligação política" e um entendimento claro das universidades e dos centros de investigação sobre a importância desses investimentos para a valorização do país. "Outros países já mostraram que isso gera empregos cada vez mais qualificados e empresas com maior valor acrescentado", concluiu.

Por sua vez, o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, sublinhou a necessidade de uma nova mentalidade que transforme a região numa "zona de oportunidades", focando no investimento em investigação científica e na explorações do mar.

#SoberaniaNacional #EstratégiaMarítima #FuturoDosAçores