País

FCT Anuncia 1.550 Bolsas de Doutoramento em Novo Concurso

A Fundação para a Ciência e Tecnologia irá conceder 1.550 bolsas de doutoramento, com um investimento de 133 milhões de euros, para apoiar projetos académicos e empresariais.

há 5 horas
FCT Anuncia 1.550 Bolsas de Doutoramento em Novo Concurso

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) revelou que irá conceder um total de 1.550 bolsas de doutoramento, totalizando um investimento significativo de 133 milhões de euros. Esta informação foi divulgada durante a apresentação dos resultados preliminares do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2025.

Este concurso recebeu um total de 4.169 candidaturas, das quais foram aprovadas 37%. Entre as bolsas atribuídas, 1.000 correspondem à linha geral de candidatura no contexto académico, enquanto 550 estão ligadas a um programa específico que promove doutoramentos em colaboração com entidades não académicas, como empresas e administrações públicas.

A FCT destaca um crescimento de 22% no número de bolsas atribuídas na linha específica em ambiente não académico, que se alinha com um aumento de 21,7% nas candidaturas a este tipo de apoio financeiro.

Os fundos que suportam estas bolsas provêm do Orçamento do Estado e, para projetos que são elegíveis, do Programa Demografia, Qualificações e Inclusão do Fundo Social Europeu.

Mudanças significativas foram introduzidas nesta edição, com as instituições contratantes do Sistema Científico e Tecnológico agora responsáveis pelo processo de contratualização das bolsas. Estas instituições devem associar-se às candidaturas para validar os pedidos.

As candidaturas foram avaliadas por um total de 537 especialistas, espalhados por 38 painéis. Do conjunto de bolsas aprovadas, 83% destinar-se-ão a projetos de investigação realizados integralmente em instituições portuguesas, 16% terão um formato misto e apenas 1% ocorrerão em instituições estrangeiras.

A área das Ciências Sociais representa 25% do total das bolsas, seguindo-se as Ciências da Engenharia e Tecnologias (21%) e as Humanidades (18%). Para as candidaturas no ambiente académico, a maioria concentra-se nas Ciências da Engenharia e Tecnologias (38%), seguidas pelas Ciências Médicas e da Saúde (21%) e Ciências Sociais (13%).

Os resultados finais do concurso serão confirmados até ao início do mês de novembro, com as bolsas a iniciarem-se na data que o candidato indicar na contratualização, entre 1 de agosto e 1 de setembro. A FCT informa ainda que, se a contratualização for realizada após o início dos trabalhos, o pagamento das bolsas será retroativo.

#BolsaDoutoramento #InvestigaçãoPortugal #FCT