Sinais de Alerta para a Perimenopausa: O que Precisa Saber
A apresentadora Débora Monteiro fez revelações sobre a perimenopausa e os sintomas que a têm afetado. Vamos explorar o que é e como a identificar.

A apresentadora Débora Monteiro recorreu às redes sociais para partilhar que, aos 42 anos, está a sentir sintomas associados à perimenopausa. Esta fase, também conhecida como pré-menopausa, representa uma transição significativa na vida das mulheres, marcada por alterações hormonais importantes.
Segundo informações de unidades de saúde, como a CUF, a perimenopausa ocorre quando a ovulação se torna irregular devido a flutuações na produção de estrogénio pelos ovários. Estas oscilações hormonais resultam em ciclos menstruais irregulares. Além disso, a produção de progesterona e a hormona folículo-estimulante (FSH) também sofrem alterações, afetando o ciclo menstrual.
Débora partilhou um vídeo a mostrar-se a treinar numa passadeira e descreveu os sintomas que a têm incomodado: "Estive a ter muitos suores, calor excessivo, irritabilidade, cansaço extremo e retenção de líquidos. Agendei uma consulta, mas acho que só terei oportunidade em setembro. Enquanto isso, continuarei a focar no meu treino e cardio," comentou a apresentadora.
A artista está a trocar experiências com outras mulheres que se encontram na mesma situação e percebeu que surgem várias dúvidas acerca do processo. "Muitas de nós pensávamos que esta fase começava aos 50 anos, mas, na verdade, pode surgir bem antes. Por isso, peço que partilhem comigo dicas saudáveis para que esta etapa seja um pouco mais suave," acrescentou.
Os especialistas em saúde ginecológica indicam que a perimenopausa precoce pode ter início na metade dos 40 anos, embora existam casos que começam mais cedo ou mais tarde. Emma Bardwell, nutricionista e expert em saúde da mulher e menopausa, elencou alguns sintomas menos conhecidos que podem aparecer nesta fase.
Cinco Sinais de Alerta para a Perimenopausa:
Além dos sintomas mais comuns, como alterações no ciclo menstrual, existem outros sinais que podem passar despercebidos. Médicos citados pelo Independent listaram cinco deles que nem todas as mulheres conseguem associar a esta transição.