Samu mantém vantagem sobre De Jong no FC Porto, segundo analista
Francisco Costa acredita que Samu Aghehowa poderá ser mais valioso para o FC Porto do que Luuk de Jong, apesar da chegada do avançado holandês.

Luuk de Jong foi a grande surpresa de verão do FC Porto, sendo apresentado em pleno Estádio do Dragão no passado dia 3 de agosto, antes da partida contra os adeptos, que terminou com uma vitória por 1-0.
A chegada do avançado holandês trouxe uma nova concorrência para Samu Aghehowa na luta pela titularidade na frente de ataque, mas Francisco Costa, ex-analista dos dragões que observou De Jong durante as últimas duas temporadas, considera que Samu não tem razões para se preocupar.
"O Samu, em todos os momentos do jogo, tem capacidade para oferecer mais. Ele possui características que Luuk de Jong já não apresenta, como a transição e os movimentos em profundidade", explicou Costa na edição desta sexta-feira do jornal O Jogo.
“Um avançado de área típico”
Luuk de Jong juntou-se ao FC Porto a custo zero, após o fim do seu contrato com o PSV, onde acumulou 74 golos em 134 partidas. Francisco Costa caracteriza De Jong como "um avançado de área típico, com grande estatura e fortíssimo no jogo aéreo, tanto ofensivamente como defensivamente".
O analista sublinha a sua capacidade de finalizar muitos golos de cabeça, especialmente em situações de cruzamento, referindo ainda que De Jong possui uma intuição acentuada na área: "Em cantos, ele escolhe a zona onde deve atacar e sempre aparece lá. Finaliza bem com o pé direito, mas a sua principal força está na cabeçada".
Costa também elogia a sua habilidade em jogar em espaços curtos, elogiando os seus movimentos de apoio a outros jogadores.
O plano de Farioli
Contudo, Francisco Costa alerta que Luuk de Jong "não é um avançado que se distingue pela sua capacidade de pressão". Dada a filosofia do novo treinador do FC Porto, Francesco Farioli, que herda o cargo de Martín Anselmi, Costa acredita que De Jong pode vir a desempenhar um papel semelhante ao de Wout Weghorst no Ajax.
"Farioli gosta de uma pressão alta e, por isso, o De Jong pode ser utilizado como uma referência em jogos mais fechados, onde o FC Porto costuma ter maior posse de bola. Ter um jogador como ele será sempre uma mais-valia para a equipa", concluiu.