Mundo

Rússia deseja avançar para nova fase de negociações com a Ucrânia

A Rússia expressou disposição para uma terceira ronda de negociações com a Ucrânia, criticando a falta de urgência de Kyiv, após encontros anteriores em Istambul.

há 6 horas
Rússia deseja avançar para nova fase de negociações com a Ucrânia

A Rússia anunciou hoje estar preparada para realizar uma terceira ronda de negociações com a Ucrânia, apesar de criticar a postura de Kyiv, que, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, "não demonstra pressa" nas discussões.

Peskov sublinhou que a Rússia aguarda propostas sobre o calendário das conversações, afirmando: "O lado russo está pronto para prosseguir e estabelecer uma terceira ronda".

O porta-voz também qualificou como "importante" a atitude de Washington ao continuar a mediar a situação, mencionando a reunião recente do enviado especial dos EUA, Keith Kellogg, com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Roma.

As negociações de 2 de junho em Istambul, que seguiram uma primeira reunião a 16 de maio, resultaram em várias trocas de prisioneiros, incluindo aqueles gravemente feridos e jovens com menos de 25 anos.

Sobre a questão do fornecimento de armamento pelos EUA, Peskov comentou que a Rússia não notou qualquer interrupção nas entregas, referindo especificamente que os envios continuaram mesmo após o anúncio, no domingo, do Presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a entrega de sistemas de defesa aérea Patriot a Kiev.

Quando questionado acerca dos testes militares da Estónia com lança-foguetes HIMARS, fabricados nos Estados Unidos, Peskov assegurou que a Rússia defenderá "firmemente" os seus "interesses legítimos" na região do Báltico, destacando que a participação dos países bálticos em ações provocatórias é uma "realidade completamente óbvia".

#NegociaçõesUcranianas #CriseUcraniana #RússiaEUA