Reunião virtual da Coligação dos Dispostos antes da visita de Zelensky a Washington
A Coligação dos Dispostos reúne-se online no domingo para discutir segurança da Ucrânia e desdobramentos da cimeira entre Trump e Putin.

Os líderes da França, Alemanha e Reino Unido, Emmanuel Macron, Friedrich Merz e Keir Starmer, anunciaram uma reunião virtual da Coligação dos Dispostos, agendada para este domingo. Este encontro, que contará com a participação do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, terá início às 13h00 GMT (14h00 de Lisboa).
A convocação desta nova sessão virtual tem como objetivo abordar os desenvolvimentos recentes, incluindo a cimeira de sexta-feira no Alasca entre os Presidentes dos EUA, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, e a próxima visita do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a Washington na segunda-feira.
Na sua conta oficial na rede social X, Macron já havia indicado a urgência de discutir os desafios da Ucrânia, destacando a necessidade de progressos “concretos” nas garantias de segurança solicitadas pelas autoridades ucranianas face à agressão russa.
Os líderes da Coligação manifestaram a sua disponibilização para desempenhar um papel ativo na obtenção dessas garantias. Além disso, reafirmaram que a Ucrânia deve ter liberdade para decidir o seu futuro político, com a afirmação de que "a Rússia não pode vetar a adesão da Ucrânia à UE e à NATO", apesar das hesitações expressas por Trump em relação a este último bloco, do qual os EUA são parte.
A cimeira no Alasca, a primeira entre Trump e Putin desde 2018, não resultou em acordos concretos sobre o conflito. Trump alterou a sua posição, defendendo agora que a negociação de um acordo de paz deve ser feita "diretamente", sem a necessidade de um cessar-fogo. O encontro assinalou também o retorno de Putin aos Estados Unidos, após uma década de ausência, em um contexto diplomático marcado por tensões elevadas desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.