"Apelo por um cessar-fogo na Ucrânia: Países nórdicos e bálticos unidos"
Líderes nórdicos e bálticos apelam a um cessar-fogo na Ucrânia, exigindo garantias de segurança e o fim das violações russas, após a cimeira Trump-Putin sem progresso.

Num esforço conjunto, os chefes de Estado e de Governo da Dinamarca, Suécia, Noruega, Islândia, Finlândia, Letónia, Lituânia e Estónia clamaram, nesta terça-feira, por um cessar-fogo e por garantias de segurança robustas para a Ucrânia. Esta declaração surge um dia depois da cimeira entre o Presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder russo, Vladimir Putin, que não produziu acordos concretos sobre o conflito ucraniano.
Os líderes enfatizaram que uma paz duradoura requer um compromisso firme das nações transatlânticas para proteger a Ucrânia contra agressões futuras. "Nenhuma decisão relacionada à Ucrânia deve ser tomada sem a participação de Kyiv e da Europa", sublinharam.
A declaração também elogiou a disposição expressa por Trump para garantir a segurança ucraniana, ao mesmo tempo que foi feita a exigência de que não sejam impostas quaisquer restrições ao Exército ucraniano ou à sua colaboração com outras nações.
“A Rússia não pode vetar o futuro da Ucrânia na União Europeia ou na NATO. A responsabilidade de pôr fim às suas violações do direito internacional cabe à Rússia”, afirmaram os líderes.
Adicionalmente, os oito países pediram a imediata entrega à Ucrânia de crianças deportadas dos territórios ocupados, assim como de prisioneiros de guerra e civis.
“Continuaremos a fornecer apoio militar à Ucrânia e a reforçar as defesas na Europa para dissuadir futuras agressões russas. Enquanto a Rússia continuar a atuar de forma violenta, isso resultará em mais sanções e medidas económicas para pressionar a sua capacidade de guerra”, declararam.
Após a cimeira entre Trump e Putin, está agendado um encontro do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, com o seu homólogo americano, em Washington, para discutir um possível processo de paz e planejar uma cimeira trilateral envolvendo Putin.