País

Reunião entre Ministras para Analisar Apagão que Atingiu Portugal e Espanha

há 6 horas

Na sexta-feira, as ministras Graça Carvalho e Sara Aagesen discutirão o recente apagão que afetou severamente ambos os países, conforme revelaram fontes oficiais.

Reunião entre Ministras para Analisar Apagão que Atingiu Portugal e Espanha

No próximo dia 6, as ministras do Ambiente e Energia de Portugal, Graça Carvalho, e da Transição Ecológica de Espanha, Sara Aagesen, encontram-se para abordar as implicações do apagão que atingiu os dois países. Este encontro ocorre após a ministra espanhola se reunir com o presidente da Comissão Nacional de Mercados e Concorrência de Espanha (CNMC), segundo informações divulgadas pela agência EFE.

A primeira reunião da comissão de análise, criada para investigar as causas do apagão, teve lugar na quarta-feira nas instalações do Ministério da Transição Ecológica em Espanha, e uma nova sessão está agendada para sábado na sede da empresa Red Eléctrica.

No passado dia 2, um corte massivo no suprimento elétrico deixou Portugal e Espanha sem eletricidade desde as 11:30, sem uma explicação clara das autoridades até ao momento.

As consequências foram significativas, com aeroportos a fechar, transportes públicos congestionados e falta de combustível a ser relatada em várias áreas urbanas. Além disso, a Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade anunciou a criação de um comité para investigar este "apagão" considerado "excecional e grave", que também teve impacto em Andorra e em algumas regiões de França.

Este comité será composto por especialistas de diversos países da União Europeia que estarão envolvidos no estudo das circunstâncias do incidente, assegurando que um relatório detalhado será elaborado para esclarecer todos os aspetos do que ocorreu.

Tags:
#ApagãoRevelador #EnergiaSobAmeaça #ColaboraçãoEuropeia