Após um apagão que afetou Portugal e Espanha, a ULSAS garante o regresso quase total dos serviços de saúde, com exceção de uma unidade, e assegura a normalidade nas consultas e diagnósticos.
Com o restabelecimento gradual da energia, a ULSAS anunciou que os serviços de saúde voltaram à normalidade em grande parte da sua área de influência. Segundo um comunicado, as consultas externas e a execução de exames complementares e terapias no Hospital Garcia de Orta estão a decorrer normalmente.
No entanto, a atividade cirúrgica programada, embora não urgente, poderá continuar sujeita a interrupções devido a questões de fornecedores externos, sobre as quais a ULSAS não tem controlo.
Nas unidades de cuidados de saúde primários, a situação é semelhante, salvo na USF Torre da Marinha, que permanece encerrada de momento. A instituição assinalou que a informação será atualizada assim que seja necessário.
Esta situação decorreu após a paralisação generalizada que afetou, desde as 11:30 de segunda-feira, Portugal e Espanha, provocando o encerramento temporário de centros de saúde e o cancelamento de consultas não urgentes no Hospital Garcia de Orta. Quando o apagão foi sucedido pelo retorno da energia, o operador E-Redes assegurou que o serviço está completamente normalizado.