Queniana Ruth Chepngetich suspensa por doping após recorde mundial
A maratonista queniana Ruth Chepngetich, detentora do recorde mundial, foi suspensa temporariamente por doping, revelou a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU).

A queniana Ruth Chepngetich, de 30 anos, enfrenta uma suspensão provisória após um teste positivo para doping, que foi realizado a 14 de março. Este teste revelou a presença de um diurético proibido e um agente mascarante, numa altura em que a atleta se preparava para novas competições. Chepngetich decidiu submeter-se a uma suspensão voluntária à medida que a investigação da Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) avança.
A atleta conquistou notoriedade em 13 de outubro de 2024, ao estabelecer um novo recorde mundial na Maratona de Chicago, completando a prova de 42,195 km em apenas 2 horas, 9 minutos e 55 segundos. Este feito superou em 1 minuto e 58 segundos a marca anterior, definida pela etíope Tigist Assefa em 24 de setembro de 2023, na Maratona de Berlim, com um tempo de 2 horas, 11 minutos e 53 segundos.
Além disso, Chepngetich foi uma força dominante na Maratona de Boston, tendo vencido a prova em 2021 e 2022, e terminado em segundo lugar em 2023. Mais recentemente, fez uma ótima participação na Meia Maratona de Lisboa, realizada a 9 de março, onde terminou em segundo lugar com o tempo de 1 hora, 6 minutos e 20 segundos, atrás da etíope Tsigie Gebreselama, que quebrou o recorde da prova com 1 hora, 4 minutos e 21 segundos.