Queda significativa nos incidentes desportivos em 2024/25
A Polícia de Segurança Pública reporta uma diminuição de 23% nos incidentes durante eventos desportivos, refletindo uma melhoria na segurança pública em Portugal.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou que os incidentes em eventos desportivos durante a época 2024/25 diminuíram em 23% em comparação com a época anterior. Segundo um comunicado divulgado hoje, foram policiados um total de 14.254 eventos em Portugal, dos quais apenas 817 (equivalente a 5,7%) registaram infrações, evidenciando que a maioria das atividades desportivas decorreram pacificamente.
No total, foram contabilizadas 7.140 infrações, uma descida significativa em relação às 9.285 infrações da época anterior. Destas, 4.213 infrações estavam associadas à posse e utilização de pirotecnia, um problema que continua a ser uma preocupação devido ao seu potencial risco.
Em termos de atuação, a PSP destacou um aumento da proatividade nas suas ações, resultando em 101 detenções, 15 a mais do que ao longo da época passada. Foram também elaborados 814 autos de notícia por contraordenação (ANCO), refletindo uma subida de 47 registos em comparação com a época homóloga.
A força policial sublinhou que estes resultados são fruto de um modelo de ação que enfatiza a prevenção, o diálogo e a proximidade com os cidadãos, conciliando a liberdade dos adeptos com a necessidade de manter a ordem e a segurança.
A PSP reafirma o seu compromisso de assegurar um ambiente seguro e acolhedor em todos os eventos desportivos e apela aos adeptos para que coopere com as forças de segurança, cumprindo as orientações e evitando comportamentos de risco, especialmente no que se refere à pirotecnia.
“O desporto deve ser vivido com espírito de convivência e, é responsabilidade de todos contribuir para ambientes mais seguros e agradáveis para todos,” acrescenta a PSP.