Economia

Preço do Brent para julho sobe com acordo EUA-China

há 11 horas

O barril de crude Brent para julho terminou a sessão em Londres a 64,96 dólares, um aumento de 1,64%, após o anúncio do acordo de redução de tarifas entre EUA e China.

Preço do Brent para julho sobe com acordo EUA-China

O barril de petróleo Brent, que serve de referência para o mercado europeu, encerrou esta segunda-feira a sua cotação no Intercontinental Exchange em Londres a 64,96 dólares, marcando uma valorização de 1,64% em relação ao dia anterior, quando fechou a 63,91 dólares.

O aumento no preço do Brent surge após a divulgação de um acordo entre os Estados Unidos e a China, que comprometeu ambos os países a um corte nas suas taxas alfandegárias, com efeitos durante 90 dias. Especificamente, Washington aplicará uma tarifa de 30% e Pequim de 10% sobre as importações bilaterais.

Este entendimento é uma resposta a semanas de crescente tensão provocada pela guerra comercial, procurando assim mitigar as preocupações dos investidores sobre o seu impacto na economia global e a possibilidade de uma recessão iminente.

Adicionalmente, o panorama do mercado petrolífero é influenciado por desenvolvimentos geopolíticos, como a possível reunião dos presidentes da Ucrânia e da Rússia, Volodímir Zelenski e Vladimir Putin, na Turquia, que poderá contar com a presença do ex-presidente norte-americano Donald Trump. Um eventual acordo neste encontro poderia resultar na diminuição das sanções contra a Rússia e, consequentemente, um aumento na produção de petróleo.

Por sua vez, os diálogos entre os EUA e o Irão sobre o programa nuclear também têm o potencial de levar ao levantamento de sanções e um subsequente incremento na produção petrolífera do Irão.

Tags:
#MercadoPetrolífero #AcordoEUAChina #GeopolíticaEconómica