Mundo

Papa Leão XIV está prestes a anunciar visita à Turquia

O Papa Leão XIV revelou hoje o desejo de visitar a Turquia para assinalar os 1.700 anos do Concílio de Niceia, uma possível estreia na sua função como líder da Igreja Católica.

há 4 horas
Papa Leão XIV está prestes a anunciar visita à Turquia

Hoje, o Papa Leão XIV expressou a sua intenção de visitar a Turquia, onde irá participar nas celebrações do 1.700.º aniversário do Concílio de Niceia. Esta visita poderá ser a sua primeira deslocação oficial como líder da Igreja Católica.

Durante um encontro com peregrinos norte-americanos numa jornada ecuménica ortodoxa-católica, Robert Francis Prevost, mencionou a expectativa do Papa: "Espero poder voltar a ver-vos dentro de alguns meses para participar na comemoração ecuménica do aniversário do Concílio de Niceia".

A declaração foi feita na residência de verão do Papa, em Castel Gandolfo, situada nas proximidades de Roma, onde desfruta de um período de férias.

Niceia, hoje conhecida como Iznik, foi o berço do primeiro concílio ecuménico do cristianismo, convocado pelo imperador Constantino I em 325 d.C. Cerca de 300 bispos do Império Romano reuniram-se para estabelecer os fundamentos doutrinais que são ainda hoje aceites por numerosas denominações cristãs.

Em maio, o Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu, já havia indicado que o Papa o tinha notificado sobre esta intenção de visitar a Turquia. "Ainda não definimos uma data exata, mas é muito provável que ocorra este ano, possivelmente a 30 de novembro", referiu na altura em entrevista à TV2000, data que coincide com a celebração do Dia de Santo André na Igreja Ortodoxa.

#VisitaHistórica #ConcílioDeNiceia #PapaLeãoXIV