Mundo

Operações no Aeroporto de Domodedovo Suspensas devido a Ameaça de Drones

há 2 dias

O Aeroporto Internacional de Domodedovo, em Moscovo, interrompeu operações devido a ataques de drones ucranianos, enquanto líderes internacionais chegam para cerimónias do Dia da Vitória.

Operações no Aeroporto de Domodedovo Suspensas devido a Ameaça de Drones

O Aeroporto Internacional de Domodedovo, situado no sul de Moscovo, interrompeu temporariamente as suas operações a partir das 19:15, hora local, devido às contínuas ameaças de ataques aéreos com drones ucranianos. A suspensão foi anunciada pelas autoridades aeronáuticas russas e coincide com a chegada de diversos líderes mundiais, que se encontram na capital russa para as comemorações dos 80 anos do Dia da Vitória sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial.

O presidente da câmara de Moscovo, Sergei Sobyanin, comunicou que pelo menos quatro drones foram abatidos nas proximidades da cidade, e testemunhas relataram várias explosões na zona do aeroporto. De acordo com Sobyanin, as defesas aéreas russas conseguiram abater um total de nove drones na noite anterior, e mais dois pela manhã.

Os aeroportos de Sheremetyevo, Vnukovo, Domodedovo e Zhukovsky trabalharam para resolver a situação dos passageiros retidos, após relatos e imagens divulgadas nas redes sociais mostrarem pessoas à espera nas áreas de embarque. Nos últimos dois dias, 186 voos foram desviados para aeroportos alternativos, segundo a Rosaviatsia.

Entre os líderes que vão participar nas comemorações do Dia da Vitória, destaca-se o Presidente chinês, Xi Jinping, que já chegou a Moscovo. O Presidente do Brasil, Lula da Silva, também se encontra na cidade, marcando a sua primeira visita em 15 anos, com a sua aterragem a ser transmitida pela televisão russa.

Apesar da presença de 29 chefes de Estado e governantes, a grande maioria dos líderes ocidentais, incluindo os Estados Unidos, estará ausente das festividades. O Presidente sérvio, Aleksandar Vucic, é uma exceção, tendo enfrentado complicações devido à suspensão de voos, que o obrigaram a fazer uma paragem em Baku, Azerbaijão.

A alta-representante da União Europeia, Kaja Kallas, criticou a presença de líderes na Rússia, enfatizando que aqueles que lutam pela paz deveriam estar na Ucrânia, especialmente no dia 9 de maio, Dia da Europa. Kallas planeia estar em Lviv, na Ucrânia, acompanhada de ministros dos Negócios Estrangeiros e autoridades ucranianas.

No contexto das celebrações do Dia da Vitória, o presidente russo Vladimir Putin anunciou uma proposta de trégua unilateral a vigorar entre quinta e sábado. No entanto, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, dismissou a oferta, considerando um cessar-fogo de curto prazo como ineficaz e solicitando uma pausa nas hostilidades de pelo menos 30 dias.

Zelensky também afirmou que a Ucrânia não pode garantir a segurança dos líderes convidados para a cerimónia em Moscovo, uma declaração que foi interpretada pelo Kremlin como uma ameaça de segurança.

Tags:
#AeroportoMoscovo #AtaquesDrones #DiaDaVitória