Mundo

Mudança de Candidato nas Presidenciais Sul-Coreanas Abala Partido Conservador

há 4 horas

O Partido do Poder Popular da Coreia do Sul anunciou a substituição do candidato presidencial, escolhendo Han Duck-soo em vez de Kim Moon-soo, após tensões internas.

Mudança de Candidato nas Presidenciais Sul-Coreanas Abala Partido Conservador

O Partido do Poder Popular (PPP), em Corea do Sul, revelaram hoje a sua decisão de alterar o candidato às próximas eleições presidenciais, marcadas para 3 de junho. A escolha recaiu sobre Han Duck-soo, ex-primeiro-ministro, substituindo Kim Moon-soo, que havia vencido as primárias na semana anterior.

A mudança surge num contexto de incerteza para o partido conservador, que teme uma potencial divisão de votos entre Kim e Han, diminuindo assim as suas possibilidades de vitória. Han Duck-soo, agora candidato, era até então um político independente e é uma figura com experiência em governos tanto liberais como conservadores, tendo estado no cargo de primeiro-ministro na época em que Yoon Suk-yeol impôs a lei marcial.

Kwon Young-se, líder interino do PPP, lamentou a falta de consenso ao afirmar que "os esforços para unir o partido falharam". Kim Moon-soo, por sua vez, criticou a decisão, alegando que a sua candidatura foi revogada de forma ilegal e prometendo recorrer à justiça. O Partido Democrático, seu adversário, declarou que Kim é uma "vítima de fraude" e acusou o PPP de destruir a democracia interna.

Nas sondagens, o líder da oposição, Lee Jae-myung, do Partido Democrático, apresenta-se como o favorito com 44% das intenções de voto, em comparação com 34% para Han. Os partidos têm até domingo para formalizar as suas candidaturas.

Tags:
#EleiçõesCoreanas #MudançaCandidatura #DemocraciaEmRisco