Oito indivíduos precisaram de auxílio na Serra da Estrela após ficarem retidos por mau tempo. Os elementos foram evacuados com segurança, destacando a necessidade de preparação em atividades ao ar livre.
No passado sábado, a Serra da Estrela foi palco de uma operação de resgate que envolveu a Guarda Nacional Republicana (GNR), resultando na recuperação de oito pessoas, com idades entre os 21 e os 28 anos, que se viam impossibilitadas de avançar na sua caminhada devido a condições meteorológicas severas.
A Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), através do Posto de Busca e Resgate em Montanha da Serra da Estrela, foi acionada após o grupo ter enfrentado "precipitação intensa e um aumento significativo no caudal das linhas de água".
Os militares da GNR localizaram o grupo às 18h25, tendo alguns membros sido arrastados por vários metros ao tentarem atravessar uma linha de água. A evacuação teve início imediatamente, sendo realizada sob condições climáticas difíceis e utilizando um trajeto de maior altitude para garantir a segurança dos resgatados.
Pelas 21h15, todos os indivíduos foram trazidos em segurança para a área dos Piornos. Esta ação contou ainda com a colaboração dos Bombeiros Voluntários da Covilhã e da Força Especial de Proteção Civil.
A GNR aproveitou a ocasião para alertar para a importância da preparação ao praticar atividades na natureza, sugerindo que os cidadãos planeiem os seus percursos com antecedência, evitem caminhadas noturnas e considerem as condições meteorológicas, bem como o equipamento necessário, a fim de minimizar riscos.