A cidade de Lisboa regista 733 casos de estacionamento abusivo. Saiba como agir se se deparar com estes veículos.
Ao conduzir pelas ruas de Lisboa, é bastante comum deparar-se com a problemática dos veículos abandonados, um verdadeiro desafio para quem procura estacionamento nas áreas mais movimentadas.
De acordo com informações do Automóvel Clube de Portugal (ACP), neste ano de 2025, a Polícia Municipal de Lisboa já recebeu 733 reclamações relacionadas com estacionamento abusivo. Este número é significativo, uma vez que a média anual na capital é de cerca de 2.500 casos.
Se se encontrar na situação de observar um carro abandonado, a solução é bastante simples. Pode fazer uma denúncia através das plataformas oficiais, seja por e-mail, aplicações móveis ou até mesmo junto das Juntas de Freguesia. Isto permitirá que as autoridades tomem conhecimento do problema e iniciem o necessário processo de fiscalização.
O tempo requerido para a remoção dos veículos dependerá de várias circunstâncias. É importante lembrar que os proprietários destes veículos abandonados podem enfrentar multas elevadas, que poderiam ser evitadas se tomassem iniciativas proativas no sentido de regularizar a situação.