O FC Porto dá início à nova temporada sob a liderança de Farioli
O FC Porto inicia os trabalhos para a nova época com 29 jogadores, incluindo uma inesperada surpresa, enquanto quatro jogadores estão ausentes e em processo de saída do clube.

O FC Porto marcou o início oficial da preparação para a nova época na manhã desta sexta-feira, já sob a batuta do novo treinador Francesco Farioli. O técnico, que chegou ao centro de treinos do Olival às 7h30 (hora de Portugal Continental), contou com a presença de 29 jogadores, entre os quais se destaca uma surpresa e quatro ausências significativas.
Os jogadores que não compareceram neste primeiro dia de trabalhos foram André Franco, Fábio Cardoso, Romário Baró e Samuel Portugal, suscitando a especulação sobre o seu futuro no emblema portista, pois possivelmente não farão parte das opções para a temporada 2025/26.
A grande revelação do dia foi a reintegração de Iván Jaime, que passou a última época emprestado ao Valência. Após ter forçado a sua saída para o clube espanhol em janeiro, o jogador agora terá a oportunidade de provar o seu valor sob as ordens de Farioli, que reconhece o seu potencial.
Num comunicado oficial, o FC Porto informou que "são 29 os atletas sob as ordens de Francesco Farioli no primeiro dia da pré-temporada". O plantel foi dividido em dois grupos: um focou em avaliações físicas no Olival, enquanto o outro fez os tradicionais exames médicos na Clínica do Dragão, intercalando estas atividades à tarde.
O regresso ao Olival assinala o início de uma nova era no FC Porto, que na última temporada enfrentou desafios significativos, incluindo mudanças de treinador.
No que respeita às notáveis entradas e saídas, permanece a dúvida sobre a possível entrada de Lucho González na equipa técnica. O antigo capitão portista terá recebido o contacto de André Villas-Boas para integrar a nova equipa de Farioli. Embora a sua inclusão ainda não seja oficial, a percepção é de que a experiência de Lucho poderia trazer benefícios significativos ao plantel, especialmente aos jogadores mais jovens.
Bruno Moraes, que foi colega de Lucho entre 2005 e 2008, destacou a relevância do argentino para o clube: "Acredito que ele pode ser importante para o modelo de jogo e para a equipa de Farioli".
Lista completa dos jogadores presentes no recomeço dos trabalhos:
Guarda-redes: Diogo Costa, Cláudio Ramos, João Costa e Diogo Fernandes;
Defesas: João Mário, Martim Fernandes, Otávio, Nehuén Pérez, Zé Pedro, Dominik Prpic, Gabriel Brás, Francisco Moura e Zaidu;
Médios: Vasco Sousa, Stephen Eustáquio, André Oliveira, Marko Grujić, Tomás Pérez, Alan Varela, Rodrigo Mora, Gabri Veiga e Iván Jaime;
Avançados: Pepê, Gonçalo Borges, William Gomes, Ángel Alarcón, Danny Namaso, Deniz Gul e Samu.