O Alerta de Sam Altman: Fraude Bancária com Clones de IA à Porta
Sam Altman, CEO da OpenAI, adverte sobre os riscos da IA no setor financeiro, destacando a vulnerabilidade das instituições à fraude através de clonagens de voz.

Na terça-feira, durante uma conferência da Reserva Federal em Washington, Sam Altman, presidente executivo da OpenAI, lançou um aviso grave ao setor financeiro dos Estados Unidos. Ele destacou a possibilidade de que 'clones' de inteligência artificial possam superar métodos tradicionais de segurança, como a impressão de voz, permitindo o acesso fraudulento a contas bancárias.
“Uma das minhas maiores preocupações é que ainda existem instituições que consideram aceitável a utilização da impressão de voz como forma de autenticação,” afirmou Altman, sublinhando que essa prática na era da IA é arriscada. “É insano continuar a depender disso. A IA já ultrapassou esses métodos,” insistiu.
A impressão de voz tem sido uma técnica popular para identificação de clientes ao longo da última década nos Estados Unidos, onde os utilizadores são frequentemente solicitados a repetir uma frase específica ao telefone para acessar as suas contas. Contudo, os avanços na tecnologia de clonagem de voz, assim como a potencial clonagem de vídeo, tornaram-se tão sofisticados que, segundo Altman, poderão em breve ser "indistinguíveis da realidade" e, por isso, urge a adoção de novos sistemas de verificação.
Na discussão, a vice-presidente de supervisão da Fed, Michelle Bowman, que também esteve presente, comentou que “poderá ser uma área onde possamos considerar colaborações”, sinalizando a necessidade de uma abordagem conjunta para enfrentar esses desafios emergentes.