Lifestyle

Nova variante de Covid-19 emerge com sintomas únicos e resistência à imunidade

A variante XFG, associada ao nome Stratus, já domina no Reino Unido, apresentando um novo sintoma e escapando à imunidade adquirida.

há 5 horas
Nova variante de Covid-19 emerge com sintomas únicos e resistência à imunidade

Uma nova variante de Covid-19, chamada XFG e associada ao nome Stratus, está a propagar-se rapidamente no Reino Unido, tornando-se a mais prevalente em apenas algumas semanas, segundo reporta o Mirror.

Esta variante não só é capaz de contornar a imunidade, como também apresenta um sintoma inédito. Enquanto no mês passado a Nimbus era a variante dominante, caracterizada por dores de garganta intensas, a Stratus já superou em casos ativos a sua antecessora.

A Stratus é agora a variante mais comum em Inglaterra, de acordo com a UK Health Security Agency, devido à sua habilidade de infetar indivíduos já recuperados de Covid ou vacinados. Actualmente, existem duas subvariantes de Stratus a circular no país: a XFG e a XFG.3.

O médico Kaywaan Khan explica que, ao contrário de variantes anteriores, a Stratus possui mutações na proteína spike que lhe permitem escapar aos anticorpos gerados por infecções e vacinas anteriores. Contudo, segundo o especialista, a gravidade dos sintomas não parece ser superior ao de variantes anteriores.

Entre os novos sintomas mais notáveis da variante Stratus, destaca-se a rouquidão, que se manifesta como uma voz áspera ou rouca nos pacientes, sendo que, no geral, os sintomas tendem a ser "ligeiros a moderados".

Khan aconselha que, se alguém testar positivo, deverá permanecer em casa e isolar-se, dado que a Stratus é altamente contagiosa.

O virologista Lawrence Young, em declarações ao MailOnline, afirma que o sucesso da XFG e XFG.3 se deve a mutações que permitem a estas variantes escapar à resposta imunitária. A diminuição da aceitação da vacina de reforço e a baixa taxa de infecções nos últimos meses fez com que mais pessoas se tornassem susceptíveis à infecção.

A Organização Mundial da Saúde já classificou a Stratus como uma variante em monitorização, sendo responsável por 22% dos casos globais, enquanto a Nimbus, que está associada a dores de garganta severas, agora representa 17% dos casos no Reino Unido.

#Covid19 #VarianteStratus #SaúdePública