Mundo

Netanyahu revoga decisão e assegura transição no Shin Bet

há 5 horas

Netanyahu abandona a demissão de Ronen Bar, que se reformará a 15 de junho, promovendo uma transição ordenada e mantendo a investigação do Qatargate.

Netanyahu revoga decisão e assegura transição no Shin Bet

Netanyahu revoga a demissão

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, desistiu, nesta terça-feira, do plano de despedir Ronen Bar, diretor dos serviços de segurança interna (Shin Bet). Em documento encaminhado ao Supremo Tribunal, o governo afirmou ter anulado a decisão de 20 de março de 2025, declarando, assim, que os recursos previamente apresentados contra a demissão já não têm relevância.

Ronen Bar, que se encontra no centro de um processo que contestava a sua remoção, anunciou na segunda-feira que se reformará a 15 de junho de 2025, após 35 anos de serviço. Segundo Bar, a decisão visa permitir uma transição ordenada para o seu sucessor e, para além disso, compromete-se a manter a sua colaboração com o sistema de justiça enquanto o caso perdura em tribunal.

O caso permanece em debate judicial, sobretudo após a procuradora-geral, Gali Baharav-Miara, ter denunciado a demissão como um conflito de interesses. O processo está intimamente ligado à investigação do escândalo Qatargate, que envolve antigos conselheiros próximos a Netanyahu e investiga alegados pagamentos do Qatar entre maio de 2002 e outubro de 2024.

Além do argumento relacionado com o Qatargate, o episódio está interligado com a recente análise do Shin Bet acerca das falhas que permitiram ao Hamas lançar o ataque a 07 de outubro de 2023, tendo esse episódio causado a morte de cerca de 1.200 pessoas e feito 251 reféns, desencadeando uma nova fase de conflito na Faixa de Gaza.

Netanyahu justificava a demissão alegando a perda de confiança no diretor dos serviços de segurança interna, acusando-o de não ter conseguido evitar os ataques do Hamas. A decisão, contudo, provocou intensos protestos em várias partes de Israel nas últimas semanas.

Tags:
#NetanyahuRevoga #ShinBetEmTransição #QatargateInvestiga