O cardeal Mykola Bychok, natural da Ucrânia e com apenas 45 anos, está entre os 133 cardeais que vão escolher o novo Papa. O conclave inicia-se amanhã, dia 7 de maio.
Mykola Bychok, com 45 anos, é o cardeal mais novo entre os 133 eleitores que vão ter a responsabilidade de escolher o novo Papa nos próximos dias. Nascido na Ucrânia, Bychok é atualmente bispo da Eparquia Ucraniana dos Santos Pedro e Paulo, situada em Melbourne, Austrália.
Possui uma formação sólida, tendo estudado Teologia Pastoral, e fez os seus votos perpétuos em 2003, sendo ordenado sacerdote em 2005. Ao longo da sua carreira, teve a oportunidade de assumir diferentes funções dentro da Igreja Católica, incluindo experiências em países como a Rússia e os Estados Unidos.
A sua nomeação como cardeal aconteceu em dezembro de 2024, um momento que o deixou surpreso e emocionado. Na ocasião, comprometeu-se a ser um "exemplo digno" dos seus antecessores, demonstrando um forte sentido de responsabilidade.
Atualmente, Mykola Bychok já se encontra no Vaticano, preparado para ingressar no conclave que se inicia amanhã, dia 7 de maio. Vale ainda destacar que entre os cardeais presentes no conclave estão também quatro representantes de Portugal.