País

"Ministra da Administração Interna reafirma compromisso em tempos de crise"

A ministra Maria Lúcia Amaral rejeita a ideia de demissão, reafirmando a lealdade ao juramento feito há dois meses, enquanto o Governo mantém o alerta por incêndios.

14/08/2025 21:10
"Ministra da Administração Interna reafirma compromisso em tempos de crise"

A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, manifestou hoje a sua determinação em não apresentar a demissão, mesmo diante da crise de incêndios florestais que afeta o país. Durante uma declaração na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, Oeiras, a ministra disse: "Há dois meses prestei um juramento. Foi um juramento de lealdade. Não vou trair o juramento de lealdade dois meses depois".

Questionada sobre as suas capacidades para liderar a pasta da Administração Interna, Amaral destacou que a sua decisão de não se deslocar para os locais afetados pelos incêndios está alinhada com a “doutrina fixada em 2017”. “Fazemos tudo para não prejudicar. A presença no terreno de autoridades políticas não estaria em conformidade com o princípio de jamais prejudicar”, esclareceu.

A ministra alertou que a "adversidade não dá sinais de se dispersar rapidamente", levando o Governo a prorrogar o estado de alerta até ao dia 17 de agosto, devido ao risco elevado de incêndios.

#Compromisso #Incêndios #Resiliência