Mundo

Meloni e Erdogan impulsionam cessar-fogo e renovam laços estratégicos

há 4 horas

Lideranças italiana e turca apelam à pausa dos combates na Ucrânia e Gaza, defendendo a segurança alimentar e a intensificação da cooperação bilateral.

Meloni e Erdogan impulsionam cessar-fogo e renovam laços estratégicos

Durante a IV Cimeira Intergovernamental entre Itália e Turquia, em Roma, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, enfatizaram a necessidade de acelerar os esforços diplomáticos para alcançar um cessar-fogo tanto na Ucrânia quanto em Gaza.

Meloni destacou que, apesar da declaração unilateral de trégua anunciada pelo presidente russo, Vladimir Putin, para os dias 08 a 10 de maio, a medida é "muito aquém do necessário". A líder italiana defendeu um cessar-fogo imediato e incondicional, que permita abrir espaço para negociações de paz sérias, instando Moscovo a demonstrar um compromisso genuíno com a paz.

A primeira-ministra também reiterou o apoio aos esforços americanos por uma paz justa na Ucrânia e destacou o encontro entre Donald Trump e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, como um ponto de viragem nas relações entre Washington e Kiev. Ademais, Meloni agradeceu a Erdogan pelo papel de mediação no acordo de exportação dos cereais ucranianos através do Mar Negro, essencial para enfrentar a crise de segurança alimentar.

Por sua vez, Erdogan comprometeu a Turquia a envidar todos os esforços para encontrar uma solução para a guerra na Ucrânia, reforçando o apoio à integridade territorial e soberania ucranianas e sublinhando a importância de restabelecer o cessar-fogo em Gaza, enquanto tece críticas a Israel.

Nesta cimeira, a cooperação bilateral também foi tema central, com ambos os líderes a olhar para um futuro de parcerias estratégicas em áreas como indústria, aviação, segurança, energia, automóvel e têxteis. O objetivo é elevar o comércio entre Itália e Turquia para cerca de 35 mil milhões de euros em 2024, num expressivo aumento face aos 28 mil milhões registados recentemente.

Tags:
#PazImediata #CooperaçãoGlobal #DiplomaciaAtiva