O médio português partilha o seu desapontamento com a saída do Sporting e revela surpresas e dificuldades encontradas no Southampton, realçando jogadores que o marcaram.
Mateus Fernandes contou, numa entrevista à DAZN Portugal, que o ano passado não correspondeu ao que sonhava no Sporting. Vendido ao Southampton por 15 milhões de euros, o médio lamenta a decisão do clube, afirmando que a direção teve de fazer escolhas devido à falta de espaço para o seu desenvolvimento.
No ambiente exigente da Premier League, o jogador sublinhou ter tido de se adaptar rapidamente aos desafios, revelando que o seu foco atual é consolidar a sua carreira no Southampton, mesmo que o clube enfrente dificuldades, como a despromoção.
Em destaque, Mateus referiu o desempenho impressionante de um adversário do Aston Villa, o Tielemans, a quem descreveu como um craque que sabe gerir o jogo sem recorrer necessariamente à velocidade ou à força física. O médio ainda salientou a sua admiração pelos melhores momentos de Bruno Fernandes e destacou, enquanto médio centro, a referência que é o Kevin De Bruyne.
Relatou ainda as dificuldades de deslocação em solo britânico, contando experiências da época em que tentava combinar treinos com antigos colegas, como o Renato Veiga, no Chelsea. Assim, depois de fazer viagens longas e complicadas, já se encontra habituado à condução no Reino Unido, embora o regresso a Portugal represente um novo desafio.