A vice-presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Marina Mendes, irá suceder a Eduardo Vítor Rodrigues, que anunciou a sua saída devido a uma condenação judicial.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Marina Mendes, será a nova presidente da autarquia, substituindo Eduardo Vítor Rodrigues, que renunciou ao cargo em virtude de uma condenação judicial. O anúncio ocorreu durante uma conferência de imprensa em que Rodrigues confirmou que a transição será efetuada na segunda ou terceira semana de junho, após a apresentação do relatório de contas.
Eduardo Vítor Rodrigues, que se encontra no cargo desde 2013, não poderá recandidatar-se, uma vez que esta era a sua terceira e última legislatura à frente da câmara. O autarca socialista foi condenado por crime de peculato, relacionado com o uso indevido de um veículo do município, e esta condenação culminou na perda do seu mandato, decisão ratificada pelo Tribunal Constitucional.
Marina Mendes, que se destacou como adjunta de Eduardo Vítor Rodrigues em diversas áreas, incluindo Educação e Habitação, assumiu a vice-presidência após a prisão preventiva do seu antecessor, Patrocínio Azevedo, no âmbito da Operação Babel. Mendes também se apresentou como candidata ao cargo de diretora municipal na Câmara do Porto, onde ficou em terceiro lugar.
A decisão do Tribunal Constitucional sobre a perda de mandato de Rodrigues vinha após várias fases judiciais, onde a sua mulher, implicada no mesmo caso, foi absolvida do crime, mas o autarca teve a sua multa reduzida pelo Tribunal da Relação do Porto, embora mantendo a condenação à perda de mandato.