O Presidente da República de Portugal enviou uma mensagem calorosa ao recentemente eleito Papa Leão XIV, destacando a importância da sua liderança para a comunidade católica.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou o seu contentamento ao enviar uma mensagem de congratulação ao novo Papa, Leão XIV, que foi escolhido esta quinta-feira como líder supremo da Igreja Católica e chefe do Estado do Vaticano.
Na nota divulgada no site oficial da Presidência da República, Marcelo revela a "profunda alegria" que sente, tanto a título pessoal como representando o Povo Português, ao saudar o recém-eleito Papa Leão XIV.
O Presidente sublinha que "o sucessor de Pedro tem a responsabilidade de guiar uma vasta comunidade, onde muitos portugueses depositam a sua esperança nas suas palavras e ensinamentos".
Marcelo também envia felicitações à Igreja Católica em todo o mundo, em particular à Conferência Episcopal Portuguesa, destacando o início de uma nova era nas relações entre o Estado português e a Igreja, com o objetivo de solidificar laços de cooperação.
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, que agora assume o nome de Leão XIV, foi eleito por 133 cardeais durante um conclave que durou dois dias.