Desporto

Luto no futebol: Diogo Jota e irmão são homenageados em Gondomar

Um trágico acidente em Espanha ceifou a vida de Diogo Jota, um ás da seleção portuguesa, e de seu irmão André. O velório inicia-se esta tarde, seguido do funeral amanhã, marcando um adeus doloroso.

04/07/2025 09:25
Luto no futebol: Diogo Jota e irmão são homenageados em Gondomar

A morte prematura de Diogo Jota, um destacado jogador português de 28 anos, chocou o mundo do futebol. O internacional falecerá na madrugada de quinta-feira, em Zamora, Espanha, após um trágico acidente de viação que levou também a vida de seu irmão, André Silva, de 25 anos. Este acontecimento devastador ocorreu poucos meses após Jota conquistar o seu primeiro título da Premier League, além de triunfar na sua segunda Liga das Nações, e poucos dias depois de se ter casado com a sua eterna companheira, Rute, com quem partilhava três filhos, a mais nova com apenas sete meses.

As circunstâncias do acidente estão a ser investigadas, contudo, a Guardia Civil aponta para um potencial rebentamento de pneu que terá provocado o despiste do veículo, o qual acabou por ser consumido pelas chamas. Adicionalmente, as autoridades não descartam a hipótese de excesso de velocidade numa estrada conhecida pelas suas condições precárias.

Após serem oficialmente identificados no Instituto Médico Legal de Zamora, os corpos de Diogo e André foram transportados para Gondomar, onde ocorrerá o velório a partir das 16h00 de hoje. O funeral está agendado para amanhã, sábado, às 10h00, marcando o último adeus a ambos.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro, confirmarão a sua presença nas homenagens, que decorrerão na Igreja Matriz de Gondomar.

Jota, atualmente jogador do Liverpool, estava a viajar de carro para Santander, a fim de apanhar um ferry para Portsmouth, onde se preparava para o início da pré-temporada. O futebolista optou por esta viagem, após recomendações médicas que o desaconselharam a voar devido a uma recente operação a um pulmão.

A vida de Diogo Jota foi marcada por uma ascensão meteórica no futebol. Natural de Gondomar, Jota começou a jogar no clube da sua cidade antes de se transferir para o Paços de Ferreira, onde se destacou. O avançado rapidamente tornou-se um favorito dos adeptos, primeiro no Wolverhampton e depois no Liverpool, onde conquistou o coração dos fãs com golos memoráveis, apesar de não ser a figura mais mediática do plantel.

O impacto da notícia da sua morte reverberou em todo o mundo, com várias reações de colegas, rivais e fãs, todos partilhando a sua tristeza pela perda de uma personalidade admirada e respeitada. Jurgen Klopp, ex-treinador de Jota, expressou a sua revolta pela perda de "um grande amigo", enquanto Cristiano Ronaldo mencionou a incompreensível natureza da sua partida.

Os adeptos do Liverpool prestaram tributo a Jota criando um mural em Anfield, enquanto o clube imortalizou o número 20, que Jota usava, como símbolo da sua contribuição ao clube. Várias homenagens foram também programadas em jogos de competições internacionais, demonstrando o impacto que o jogador teve na comunidade desportiva.

#LutoNoFutebol #DiogoJota #Homenagem