Desporto

Liverpool presta homenagem emotiva a Diogo Jota após sua trágica morte

O clube britânico anunciou que o número 20, de Diogo Jota, ficará eternamente gravado como tributo ao antigo jogador português, que faleceu num acidente de viação na Espanha.

03/07/2025 20:05
Liverpool presta homenagem emotiva a Diogo Jota após sua trágica morte

O Liverpool Football Club veio a público para confirmar que irá imortalizar a camisola número 20 de Diogo Jota, numa homenagem ao avançado português, que perdeu a vida tragicamente, juntamente com o irmão André Silva, num acidente de viação na madrugada de quinta-feira, em Zamora, Espanha.

Através de um comunicado oficial, os reds explicaram que "o número 20 será eternamente recordado pela sua contribuição na conquista do título de campeão da Premier League em 2024-25, o 20º do clube, assim como pelo seu famoso golo no derby de Merseyside, selando uma vitória em abril - um momento arrebatador que ficou marcado como o último golo da sua carreira".

O comunicado destaca ainda que, "no mês passado, Jota viveu alegrias e conquistas com a seleção nacional, contribuindo para a vitória de Portugal na Liga das Nações". O futebolista representou o seu país em 49 partidas, tendo assinalado 14 golos na seleção principal. Recentemente, a 22 de junho, celebrou o seu casamento com Rute, sua companheira de vida, com quem teve três filhos. "O nome dele é Diogo", ecoou o cântico dos adeptos, reafirmando que a sua memória nunca será esquecida.

As cerimónias fúnebres de Diogo Jota e do seu irmão estão agendadas para sábado, na Igreja Matriz de Gondomar. Os corpos foram libertados pelas autoridades espanholas e deverão ser encaminhados para Portugal nas próximas horas.

Atualmente, Diogo Jota já representava o Liverpool desde a temporada 2020/21, tendo jogado 182 partidas e marcado 62 golos. O jogador começou a sua carreira em Portugal no Paços de Ferreira, antes de passar pelo Atlético de Madrid, onde foi emprestado ao FC Porto, e, posteriormente, ao Wolverhampton. Após duas temporadas no Wolves, transferiu-se para o Liverpool por cerca de 45 milhões de euros. O avançado, que estava prestes a iniciar a sua sexta época em Anfield, tinha conquistado recentemente a sua segunda Liga das Nações com a seleção, além de ter celebrado o seu casamento. O acidente fatal ocorreu após ele seguir recomendações médicas para evitar viajar de avião devido a uma cirurgia recente ao pulmão.

#HomenagemDiogoJota #LiverpoolFamília #MemóriasEternas