Jorge Mendes e o suporte essencial ao Barcelona: uma operação financeira notável
O empresário lisboeta facilitou a inscrição de Joan García e reforçou as finanças do clube com quase 30 milhões em negociações, abrindo portas para o futuro.

Os aficionados do Barcelona receberam uma notícia positiva este sábado, com a confirmação no site da La Liga de que Joan García estava oficialmente inscrito. Isso permite que o guarda-redes, adquirido ao Espanyol por cerca de 25 milhões de euros, participe no encontro inaugural contra o Mallorca, que se realiza às 18h30 (hora de Portugal Continental).
Apesar de ter finalizado a complicada situação envolvendo Marc-André ter Stegen, a administração de Joan Laporta ainda não tinha conseguido ajustar as contas para cumprir os critérios de fair-play financeiro. Foi então que Jorge Mendes, o destacado agente português, decidiu intervir.
Mendes, cuja ligação com o Barcelona é duradoura, injetou quase 30 milhões de euros nas finanças do clube através de uma série de negócios estratégicos. Um dos principais foi a transferência de Pau Victor para o Sporting de Braga, que se tornou o reforço mais caro da história do clube, com um investimento de 12 milhões de euros.
Addicionalmente, na passada sexta-feira, o Sporting anunciou a compra de 50% dos direitos económicos de Francisco Trincão, num valor de 11 milhões de euros, consolidando este jovem talento como um dos principais ativos do clube português.
Mendes também garantiu a saída de Ansu Fati para o AS Monaco, mesmo que a título de empréstimo, permitindo ao Barcelona reduzir os custos salariais em cerca de 60% para a temporada 2025/26.
No entanto, o empresário não se limitou a estas transações. Apresentou ainda uma proposta ao diretor desportivo do Barcelona, Deco, que consistia numa oferta superior a 10 milhões de euros do Wolverhampton por Gerard Martín. Contudo, o negócio não avançou devido à recusa do atleta em deixar o Camp Nou.
Ainda assim, a intervenção de Jorge Mendes poderá não terminar por aqui. O Barcelona ainda enfrenta desafios para inscrever Marcus Rashford, que foi adquirido ao Manchester United, após conflitos com o treinador Ruben Amorim.
À partida, espera-se que Rashford não esteja disponível para a partida contra o Mallorca, o que limita as opções do treinador Hans-Dieter Flick. A expectativa agora recai sobre a possibilidade de resolver a situação antes do confronto da segunda jornada contra o Levante, na próxima semana.