Desporto

João Neves suspenso em contrariedade às diretrizes da FIFA

O internacional português foi punido com dois jogos de suspensão, assistindo à Supertaça Europeia na bancada, apesar das regras da FIFA não permitirem a transferência de castigos para outras competições.

há 1 hora
João Neves suspenso em contrariedade às diretrizes da FIFA

Na passada quarta-feira, João Neves fez-se notar pela sua ausência em Udine, Itália, onde o PSG conquistou a Supertaça Europeia após um emocionante desempate por penáltis contra o Tottenham. O médio português estava presente na bancada, mas não integrou a convocatória de Luis Enrique devido a uma suspensão de dois jogos imposta pela FIFA, resultante de um incidente com Marc Cucurella na final do Mundial de Clubes contra o Chelsea.

A decisão da FIFA gerou surpresa generalizada, uma vez que contraria o regulamento do Mundial de Clubes. De acordo com o que foi reportado pelo RMC Sport, está estipulado que "qualquer suspensão de jogo originada por uma expulsão não pode ser aplicada a outras competições".

Em resposta a esta incongruência, a FIFA declarou que a sanção decorreu da natureza do cartão vermelho, que foi concedido na final, o que não o tornaria aplicável no âmbito do Mundial de Clubes. O Comité Disciplinar da FIFA decidiu então impor a suspensão de dois jogos para os próximos compromissos oficiais de João Neves.

Consequentemente, o jogador ficou de fora dos dois primeiros jogos da temporada 2025/26 do PSG. O primeiro ocorreu na quarta-feira, contra o Tottenham, e o médio português também perderá o encontro da primeira jornada da Ligue 1, onde a equipa parisiense visitará o Nantes no próximo domingo.

João Neves poderá regressar ao relvado em 22 de agosto, na receção ao Angers, para a segunda jornada do campeonato francês.

Vale lembrar que o cartão vermelho foi emitido após o árbitro ter inicialmente mostrado um cartão amarelo ao jogador, que foi expulso após a revisão do lance com Cucurella.

Apesar de não estar em campo, Neves não hesitou em partilhar a alegria da vitória com os colegas, descendo ao relvado para celebrar e tocar no troféu. Durante a festa, os companheiros brincaram com ele, lembrando o episódio do puxão de cabelo, ao que respondeu com um sorriso e uma atitude entusiástica ao levantar o troféu, que é o oitavo título da sua carreira.

João Neves acumulou várias vitórias ao longo da sua curta, mas já frutífera, carreira, incluindo conquistas significativas como a Liga dos Campeões e a Ligue 1, além da vitória na Liga das Nações com a seleção nacional.

#JoãoNeves #FIFADecisões #Supertaça Europeia