Investidores norte-americanos assumem domínio na SAD do Leixões
A Aliya Capital Partners negociou um princípio de acordo para se tornar acionista maioritário da Leixões SC - Futebol, SAD, sucedido a Play-fair, Lda.

O grupo norte-americano Aliya Capital Partners anunciou, esta tarde, um princípio de acordo para adquirir a posição de acionista maioritário da Leixões SC - Futebol, SAD, atualmente detida pela Play-fair, Lda. Em comunicado divulgado na página oficial da SAD no Facebook, não foram revelados os detalhes financeiros da transação.
A Play-fair controla 56% do capital social da SAD do Leixões. Na última assembleia geral do clube, realizada com a presença de cerca de 200 sócios, foi aprovada a venda de 35% das ações da SAD que pertencem ao clube, que manterá assim 5% das ações.
A concretização do acordo entre a Aliya Capital Partners, empresa estreada em 2007, e a Play-fair está dependente do cumprimento de certos objetivos desportivos, regulamentares e institucionais, sob a supervisão da atual administração liderada por André Castro.
O comunicado sublinha que "ambas as partes estão comprometidas numa transição responsável, transparente e juridicamente sólida".
A Aliya Capital Partners, com sede em Miami, é um grupo de investimento que tem vindo a ganhar destaque no futebol internacional, já participando na gestão do Maccabi Netanya (Israel) e sendo associada ao Reading FC (Inglaterra). O grupo procura investir em clubes com história e potencial de desenvolvimento.
A sua entrada na estrutura do Leixões tem como objetivos não só a injeção de capital e a profissionalização da gestão, mas também a recuperação da credibilidade institucional do clube, a modernização das suas operações e a criação de bases robustas para um futuro desportivo e financeiro sustentável.
A SAD do Leixões considera que este princípio de acordo marca o início de uma nova etapa para o clube, respeitando a sua identidade e história, enquanto se abre caminho para um desenvolvimento profissional e ambicioso.