A Autoridade Nacional do Medicamento autorizou, excecionalmente, a utilização da Galantamina Krka com rótulo em espanhol, frente à falta de stock do medicamento essencial no tratamento da demência.
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) anunciou, através de uma circular publicada no seu site, que a Galantamina Krka, na forma de cápsulas de libertação prolongada de 8 mg (28 unidades), está atualmente em rutura de stock. Para contornar esta situação, foi autorizada a utilização de embalagens com rótulo em língua espanhola, de forma excecional.
Segundo o Infarmed, as embalagens em espanhol incluirão um folheto informativo em português, garantindo que os pacientes e profissionais de saúde dispõem das informações necessárias.
A Galantamina Krka contém a substância ativa galantamina, sendo indicada para adultos que apresentam sintomas de Alzheimer leve a moderado, uma forma de demência que compromete as funções cerebrais.
A autoridade do medicamento esclarece ainda que, para facilitar o acesso a este tratamento, o número de registo, o preço e a comparticipação pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) para esta variante continuarão a ser os mesmos do medicamento previamente autorizado em Portugal, permitindo a prescrição e dispensa como acontece normalmente.