País

Incêndio em Portalegre e Castelo de Vide avança, mas já está quase controlado

O incêndio que começou na quinta-feira no concelho de Portalegre e alastrou a Castelo de Vide está agora 90% dominado, com quatro operacionais ligeiramente feridos.

há 1 hora
Incêndio em Portalegre e Castelo de Vide avança, mas já está quase controlado

O incêndio que deflagrou na passada quinta-feira no concelho de Portalegre e se propagou para Castelo de Vide está a ser controlado, com uma fonte da Proteção Civil a indicar que "90% do fogo está dominado". Esta informação foi divulgada às 07h10 durante um balanço feito pelo Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo.

De acordo com os últimos relatos, a operação de combate está a avançar de forma positiva e "o incêndio está a ceder aos meios" de combate disponíveis no terreno. Contudo, foram confirmados quatro feridos ligeiros entre os operacionais, incluindo um sapador florestal e três bombeiros.

Até às 09h15, cerca de 260 operacionais estavam a trabalhar nas operações de combate, com o apoio de 83 veículos e um meio aéreo. O alerta para o incêndio foi dado às 14h01 de quinta-feira, tendo começado numa área de mato na Tapada do Loureiro, na freguesia de Ribeira de Nisa e Carreiras.

Ainda na mesma tarde, as chamas avançaram em direção ao concelho vizinho de Castelo de Vide, aproximando-se do perímetro urbano. O presidente da Câmara, António Pita, referiu que o fogo chegou perto da vila, mas assegurou que não havia "casas em perigo" naquele momento. Além disso, uma situação complicada junto a um posto de abastecimento foi rapidamente controlada.

Às 21h30, o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Paulo Santos, informou que o incêndio apresentava "três frentes ativas", com os operacionais focados na proteção de habitações, pessoas e animais. A situação levou ao corte de várias estradas nacionais e regionais na área afetada.

#CombateAoFogo #ProteçãoCivil #Portalegre