País

Incêndio agrícola mobiliza 200 operacionais no Parque do Douro Internacional

Um incêndio agrícola em Poiares, Freixo de Espada à Cinta, mobiliza mais de 200 operacionais, consumindo área de mato no Parque Natural do Douro Internacional. Situação delicada, mas sem ameaça imediata às populações.

há 1 hora
Incêndio agrícola mobiliza 200 operacionais no Parque do Douro Internacional

Hoje, mais de 200 operacionais estão a combater um incêndio agrícola na freguesia de Poiares, situada no concelho de Freixo de Espada à Cinta. As chamas estão a consumir uma vasta área de mato dentro do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).

O comandante da Sub-região do Douro, Miguel Fonseca, informou à agência Lusa que, apesar dos meios já estarem presentes no local, existe uma "dificuldade de mobilização", devido à pressão de outras ocorrências na região centro. Além disso, não há meios aéreos disponíveis neste momento. O incêndio está a progredir em direção ao concelho de Torre de Moncorvo, particularmente para a área de Carviçais.

"As próximas horas exigirão um esforço considerável, uma vez que o fogo começou de forma bastante violenta em terrenos de difícil acesso", destacou Miguel Fonseca.

O alerta foi dado por volta das 13h17, e, até às 18h30, estavam em ação 220 operacionais, suportados por 64 veículos, cinco máquinas de rasto e um meio aéreo. Apesar da preocupação manifestada em relação à área de Martim Tirado, em Freixo de Espada à Cinta, não há populações em risco iminente, conforme declarado pelas autoridades.

#IncêndioDouro #CombateFogo #SegurançaCivicha